domingo, 3 de julho de 2011

XUXA 25 ANOS: EM BUSCA DA AUDIÊNCIA PERDIDA


Por WALLACE CARVALHO

RIO DE JANEIRO - O “TV Xuxa”, atualmente no ar nas tardes de sábado, estreou junto com nova programação da Globo em 2005 como um programa infantil sob a direção de Jorge Fernando. Diário, o modelo com crianças na plateia, brincadeiras no palco e atrações musicais lembrava o antigo “Xuxa Park”. O objetivo era fazer uma atração destinada às crianças que nasceram na era digital. Fernando, que também dirigiu a apresentadora no longa “Xuxa Gêmeas” (2006), afirmou que a loira evoluiu muito nos últimos anos. Ariano como a amiga, ele contou que se identifica com a gaúcha em alguns aspectos. “Ela sabe o que quer e não é de meias palavras. Não gosta de perder e nem de ser contrariada. Mas, sabe ouvir e é um doce de pessoa”, disse ao Famosidades.
Os problemas com audiência ainda eram um pedra no sapato da “Rainha” e após três anos no ar, a direção do canal decidiu reformular a atração. Para o jornalista José Armando Vanucci, a Globo adotou a posição que lhe foi mais cômoda. “Para Xuxa, era vantagem ficar com o público infantil. A venda dela é muito boa. Agora, para a Globo era mais interessante que ela dialogasse com os jovens, com a família toda. A grade de programação da emissora vem focando nesse público mais amplo”, explicou.
Em 2008, o “TV Xuxa” voltou ao ar como um programa semanal, exibido nas manhãs de sábado, sem desenhos animados e que, apesar de ser voltado para a família, era bastante focado no comportamento das crianças. Antes de chegar ao formato atual, a mãe de Sasha disputou uma verdadeira queda de braço com a alta cúpula global que insistia para que a loira abandonasse o público infantil. Resultado: os índices de audiência não eram nada satisfatórios.


Nos últimos três anos, a atração foi ganhando forma aos olhos do público e, apesar de algumas derrapadas na audiência em 2010, o “TV Xuxa” parece ter, finalmente, emplacado. Rolla acredita que a demora em conquistar a simpatia dos telespectadores não tenha sido da estrela e, sim do projeto. “Aquele tipo clássico de programa de auditório está em queda, em desuso”, declarou. Para Vanucci, a concorrência hoje em dia é muito forte e não se compara com o começo da década de 90. “Não só com relação às outras emissoras, mas também às outras mídias. Foi-se o tempo em que se assistia Xuxa pela Xuxa. Hoje em dia, o telespectador quer o todo”, analisou.
Insatisfeita com as constantes interrupções do programa, a Globo tirou o programa do ar algumas vezes por conta de sua programação esportiva -, a loira chegou a reclamar em público: “Passaram esses sábados e a gente não se viu. Mas acontece que tinha coisa no ar. A gente quer todo sábado”, desabafou em uma das edições na temporada 2009. Após bater o pé, ela conseguiu transferir a produção para as tardes de sábado. Feliz com o novo horário, Xuxa provou que estava com razão e vem fazendo bonito na audiência. A Central Globo de Comunicação informou que até o momento o “TV Xuxa” registra média de 11 pontos no Ibope e que o índice está dentro das expectativas da emissora. Segundo a assessoria do canal, houve um crescimento de Norte a Sul do país no horário.
Mesmo assim, novos quadros devem estrear em breve, já que foi planejado um esquema de temporadas para as atrações exibidas no programa. José Armando Vanucci concorda que ajustes são sempre bem vindos e que o projeto está bem próximo daquilo que é bastante interessante para essa nova fase da carreira da estrela. “Agora, ela precisa sair mais do estúdio, fazer externas, apostar em formatos que não girem somente em torno de sua pessoa. Isso vai dar um frescor a mais a atração”, acredita.


Recentemente, Xuxa revelou que não vive um momento feliz por conta dos problemas de sáude na família. Em maio, durante entrevista a uma famosa apresentadora argentina, ela confessou que não quer envelhecer no palco e quando a idade chegar pretende largar tudo e viver no anonimato. ''Trabalhamos com isso. É normal que a idade deixe marcas, mas as pessoas cobram muito isso de mim. Eu não gosto de fazer plástica. Só troquei a prótese de silicone por uma melhor. Quando ficar velha, vou viver no mato'', afirmou.
Apesar da declaração, a loira negou os boatos de que estaria pensando em se aposentar. “Isso me passou pela cabeça quando eu tinha 25 anos, achei uma boa idade para parar de fazer televisão... e não parei! Agora, que estou com o dobro da idade, não penso nisso, não", disse à revista "Quem". A estrela aproveitou para mandar um recado para aqueles que torcem contra sua carreira: "Desculpem algumas pessoas que gostariam de ouvir outra coisa, mas tenho a dizer que não quero nem penso em parar de fazer televisão. Pelo menos não por estes anos", afirmou.
Enquanto esse dia não chega, seus súditos continuam reverenciando a eterna "Rainha dos Baixinhos". Sem dúvida nenhuma, aquela menina de bota de cano alto e xuxinhas no cabelo cresceu. Se tornou mãe, amadureceu como mulher, não se sente mais tão sozinha e sobreviveu a tal década mortal, como cantou no palco da última edição do "Xou da Xuxa" em 1992. E mais uma vez ela renasce diante de seu público. Com todo esse "xuxexo", logo estaremos comemorando suas bodas de ouro. Afinal, tudo pode ser. Só basta acreditar. Alguém dúvida?


Fonte: Site do MSN

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...