sábado, 22 de maio de 2010

AS NAVES DA XUXA


E é mencionar o Xou da Xuxa para alguém logo citar a Nave como um de seus ingredientes favoritos naquela "rexeita" de tanto sucesso!
Quantas crianças não se imaginaram voando pelos céus do Brasil em companhia da "Amiguinha Xuxa", naquela nave cor-de-rosa, toda cheia de luzinhas piscantes?
Pois é. Ponto para os cenografistas do programa que entenderam direitinho o pedido de Xuxa e conseguiram transformá-lo em realidade.
A primeira nave, de 1986 (essa que vocês vêm imediatamente acima) era a mais simplória de todas. As escotilhas ainda não tinham o formato de beijinho, mas o formato arredondado do disco já estava pronto. Cumpriu muito bem com o papel atribuído a ela: transportar todos os baixinhos para dentro do mundo encantado da Fada loura.
A partir do ano seguinte, novamente a pedido de Xuxa, a nave foi reformulada e ficou mais feminina: beijinhos apareceram no lugar das antigas escotilhas redondas e amarelas e a Nave ganhou um "xarme" todo especial. Segundo declaração da própria tia Xu, os beijinhos foram para deixar a nave com mais cara de "Penélope Charmosa" - personagem dos desenhos animados que a Rainha adorava.
Em 88, outra - pequena! - mudança: para completar o visual, a Nave ganhou um lacinho vermelho, bem acima da porta de entrada. Pronto! O visual da mais famoso da Nave estava completo. Nos anos seguintes, a mudança foi apenas na cor do laço: azul em 89, prata em 1990 e 1991.
A nave de 1992 representou uma ruptura com o padrão até então estabelecido: manteve o mesmo formato, mas trocou de cor (de rosa para branco) e o formato das escotilhas, que era de beijinho e passou a ser de "X". A Nave perdeu em cores, mas ganhou em luzes: nunca uma Nave da Xuxa foi tão brilhante quanto aquela - e, na minha opinião, a mais bonita de todas!
Segundo afirmou Xuxa, a ausência de cores no último cenário e também na última Nave foi uma tentativa de deixar o palco mais "clean" no ano que seria exatamente o último do Xou.
Rosa, branca, com ou sem beijinhos, é impressionante perceber como um simples elemento do cenário de um programa de TV ganhou VIDA na imaginação de tantas crianças e, mesmo sem nunca ter saído do estúdio, os transportou pra tantos e diferentes lugares em sua imaginação.
Tenho um carinho muito especial por essa Nave.
Devo a ela alguns dos meus melhores sonhos infantis.
E você? Qual a sua Nave preferida? Deixe-nos suas histórias em nossos comentários.
Até breve, pessoal.

9 comentários:

Renan Bressan disse...

parabéns pelo blog amigo! só corrigindo, a foto da nave de 87 é na verdade de 89. A de 88 na verdade é de 90 e a de 90, 91! rs
abraços

Dan Vícola disse...

Eu sou uma calamidade com datas!
Anacroníssimo!
Valeu pelas correções!
Abraaaço!

Dan Vícola disse...

Correções todas feitas!
Uma vez mais, muito obrigado, Renan!

TATY LOWE disse...

Sou mto mais a nave rosa com boquinhas, ficava imaginando com qual roupa ela iria apresentar o programa. A branca de janelinhas em X tirou toda a graça da surpresa, pois já mostrava a Xu dentro chegando e a gente já sabia suas roupas hahahahaha

Dan Vícola disse...

É verdade! Pensando por esse aspecto, aas janelas em forma de "X" acabavam mesmo com a surpresa!
Gostei da sua empolgação nos comentários!
Volte sempre!

Unknown disse...

Nossa...tenho muita saudade daquela época,de todas as naves acho a de 1992 a mais bonita,mas a que mais me lembra a minha infância é a de 1990 e 1991, sou de 1987.Adorei relembar,parabéns pelo blog.Denise A.Carvalho.

Anônimo disse...

Parabéns, idealizador do blogger nave da Xuxa!!! Um grande abraço.

Juler disse...

Muito Bom o site, eu foi uma criança fascinada pela xuxa e por essa nave.
sempre que o programa acabava eu ia para a janela da minha casa e minha mãe sempre perguntava: Porque você sempre vai para a janela? e eu respondia, mãe eu quero ver a xuxa na nave dela passando por aqui.
minha mãe...rsrsr
E você tinha que ver quando passava
helicópteros eu achava que era ela.
e saia doido correndo para fora de casa.

rafael disse...

rafael bom moro em uma republica sou super apaixonado pela minha eterna rainha estou fazendo uma mini nave da xuxa para colocar em meu quarto por que sou artista plastico e aqui neste blog achei tudo que precisava para mais uma nave da xuxa resurgi em nossas vidas amei ficou otimo, meus parabens ao criador abraços e xu te amo muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito desde de baixinho rafa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...