segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

XUXA NO CLUBE DA CRIANÇA


Como todos sabem, foi no comando do Clube da Criança, na extinta Tv Manchete que Xuxa iniciou seu reinado junto aos seus baixinhos. Muitos fãs se lembram com carinho desse início de carreira da apresentadora e, atualmente, com o advento do You Tube, mesmo quem não assistiu ao programa pode conferir alguns trechos e se divertir com a precariedade da produção, que passa bem longe do padrão Globo de qualidade, alcançado apenas com a ida da nossa Rainha para as manhãs da Vênus platinada.
Frases contextuais como o "Aham, senta lá, Cláudia." ou o "Ajuda eu, por favor!" viraram verdadeiros hits na rede e deram brecha para o surgimento de figuras como a "Xuxa Verde" (alusão à má qualidade das imagens disponíveis na rede do programa), outra febre do Twitter.
Como a missão do NAVE é resgatar tudo sobre a carreira da nossa musa, aqui vamos nós para mais uma viagem no tempo, em busca, agora, da estreia de Xuxa no Clubinho.
Vamos lá?


Respeitável público, está no ar o CLUBE DA CRIANÇA!

O programa Clube da Criança estreou no dia 6 de junho de 1983 na Tv Manchete, tendo a ainda modelo Xuxa à frente da atração. No início, como declarado em várias entrevistas posteriores, Xuxa resistiu em aceitar o convite, feito a ela em 1982, e Maurício Sherman quase acabou contratando sua segunda opção, a também modelo Monique Evans. Mas, como o "o que tem de ser, é", o comando do clubinho, por obra e graça do destino, acabou indo para as mãos da pessoa certa e Xuxa assinou contrato com a extinta emissora.

Abertura do Clube da Criança.

O programa era vespertino e tinha um cenário colorido, brincadeiras de palco, atrações musicais e a apresentação de desenhos animados, em sua maior parte da Hanna-Barbera, entre os quais se destacaram: Pirata do Espaço, A Corrida Maluca, Candy Candy e DarTagnan e Os Três Mosqueteiros. Essa fórmula - que cativou massivamente o público infantil dos anos 80! - viria a ser excessivamente copiada ao longo dos anos.
Ao lado de Xuxa, o Clube contava com a participação do mascote papagaio Paquito, personagem responsável pelo nome de suas futuras ajudantes de palco, quando Xuxa estreou o Xou, anos mais tarde, na Rede Globo. Tudo acontece porque sua ajudante de palco no Clube, Andréia Veiga, de 14 anos, passou a ser chamada de "Paquita" por Xuxa, que a nomeou como "a namorada do papagaio".
O sucesso da atração que embalava as tardes das crianças foi enorme, levando Xuxa a gravar e lançar seu primeiro disco, Clube da Criança, em que cantava com palhaço Carequinha, e no qual também gravou a antológica canção "Leãozinho", com Caetano Veloso. 


Xuxa, que gravava o primeiro programa em meio a uma correria devido aos seus compromissos de trabalho como modelo, ganhou a simpatia de todas as crianças do Brasil. Sua repercussão foi tão grande que, em 1986, era disputada por outras emissoras e acabou deixando a Rede Manchete.
Com a saída da apresentadora em 1986, indo para a Rede Globo, o Clube da Criança passou a ser uma simples sessão de desenhos animados, retornando com o mesmo formato só um ano depois. O programa agora era apresentado por Angélica (que já tinha comandado o Nave da Fantasia), com apenas 13 anos, e Ferrugem, tendo um formato de gincana.


Responsável pela criação de um novo segmento dentro dos infantis televisivos, o Clube foi apenas um ensaio para o estrondoso e mundialmente reconhecido sucesso de Xuxa, que foi o inesquecível Xou, comandado pela loirinha de 1986 a 1992 na telinha do Plim-plim.
Nós do NAVE esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais desse que foi o primeiro sucesso televisivo de nossa estrela.
Apertem os cintos que vem muito mais por aí!
Todo mundo ligadinho na tela do NAVE DA XUXA!


Galeria do Clubinho

Confira mais algumas fotos de Xuxa no comando do seu programa de estreia na televisão.


3 comentários:

sunny disse...

É a primeira matéria sobre o clube da criança que foi fiel ao verdadeiro proposito do programa '' Ser literalmente um programa infantil ''.Gostaria também de comentar sobre a grande polêmica da época '' Se a Xuxa gostava de criança e que ela batia nas mesmas''.Primeiro quero voltar no tempo,mas precisamente em 83 quando eu tinha 3 anos de idade e curtia a Xuxa,para nós baixinhos da época olhávamos para a Xuxa como ela nos enxergava também,ou seja como amiguinhos com um comportamento de igual para igual,este era e é o diferencial da Xuxa até hoje,ela sempre respeitou as crianças nunca foi de nhe nhe nhe,bilu,bilu,fofinho...e isto confundia muitos na época da manchete,porem para nós baixinhos era tudo o que agente queria ver na Tv e ainda é o queremos ver da Xuxa hoje também.A Temporada 2012 da Tv Xuxa está ai com a perspectiva de que dias melhores virão.Então quando eu vejo um aham Claudia ou outras coisas que na minha opinião querem ridicularizar o trabalho da Xuxa,eu não enxergo uma apresentadora que fingia que gostava de criança,pelo contrario eu vejo uma apresentadora infantil que lida com seu publico de igual para igual.Para quem tem curiosidades sobre este assunto é só assistir o Xuxa park especial 10 anos onde a Xuxa fala abertamente sobre este assunto.

Moderador X disse...

Você está totalmente certo, Sunny!
E mais: além de tratar os baixinhos "de igual pra igual", basta tem um pouquinho de bom senso pra perceber que Xuxa, neste início de carreira, completamente SOZINHA no comando das brincadeiras, deveria ficar "maluca" pra controlar todas aquelas crianças! Daí as pessoas especularem e dizerem que ela lhes dispensava "maus tratos". Mentira! Ela só era enérgica porque tinha de impor alguma ordem, ali. A coisa só mudou, mesmo, quando passou a existir a Andréia Veiga, a "paquitona", para auxiliar Xuxa em cena.
Tratava-se de uma produção com poucos recursos em seu início e a nossa Rainha, heroicamente, comandava a atração na raça, sem deixar a peteca cair.
Embora não tenhamos conhecido a loura na época da Manchete, nós, do NAVE, temos muita curiosidade e carinho por essa fase da carreira da Xu.
Obrigado por, mais uma vez, compartilhar tantas informações bacanas conosco, Sunny!
O NAVE agradece sua visita e contribuição para tornar nosso trabalho ainda mais rico e completo!
Grande abraço!

Pat Diniz disse...

Muito boa a matéria de vcs.
É uma fase da carreira da Xu q muita gente não conhece, mas q foi muito bacana e importante p quem vivenciou esse período com ela, na Manchete.
Lembro que eu esperava ansiosa pela hora do programa, doida p aprender brincadeiras e faze-las depois com as minhas amigas.
Tempinho bom. Deixou muitas saudades.
A nave da Xuxa foi um achado.
Impecável esta página.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...