domingo, 26 de junho de 2011

PROGRAMAS APRESENTADOS POR XUXA NA TV GLOBO

XOU DA XUXA (1986)





O Xou da Xuxa estreou na TV Globo em 1986 e foi considerado um marco revolucionário na programação infantil da década de 80. Dividido em diversos blocos, com desenhos, musicais, apresentações de dança e teatro, brincadeiras, jogos e premiações; além de quadros como Madame Caxuxá e Vovuxa. Também distribuía muitos presentes e recebia centenas de cartas, diariamente. Xuxa ditou moda junto com suas Paquitas, incluiu o seu Bom Dia na rotina de milhões de brasileiros e marcou definitivamente um X no coração de milhares de baixinhos nas manhãs da TV Globo. O último Xou da Xuxa foi ao ar em 09 de janeiro de 1993 e, no total, foram exibidos 2 mil programas.


BOBEOU, DANÇOU! (1989)


Com o sucesso do Xou da Xuxa, a loira ganhou mais um horário na programação da Globo e, em julho de 1989, estreou a gincana para adolescentes Bobeou, Dançou. A cada domingo, duas equipes disputavam prêmios respondendo charadas e cumprindo tarefas. Após a vitória de uma das equipes, uma atração musical encerrava o programa, enquanto a plateia ia para o palco transformando o cenário em uma grande festa.


XUPER STAR (1991)


Especial humorístico estrelado por Xuxa, que foi ao ar dentro da faixa Terça Nobre, na noite de 30/04/1991. O programa, dirigido por Jorge Fernando, mostrava Xuxa interpretando várias personagens, como a apresentadora de TV Shirley Liz e sua avó Cotinha. Um grande elenco participou do especial, entre eles Guilherme Karan, Victor Fasano, Zezé Macedo, Patrycia Travassos, Cristina Pereira, Luiza Tomé e o diretor Jorge Fernando.


XUXA (1993)

Apresentado aos domingos, o programa Xuxa era um programa voltado para a família, com brincadeiras, gincanas, musicais e entrevistas. Xuxa podia exercitar seu lado entrevistadora e quadros como “Pirâmide” faziam o maior sucesso.


XUXA PARK (1994)






O infantil Xuxa Park estreou em 1994 nas manhãs de sábado com cenários inovadores, diferentes e construídos a cada ano. Em julho de 1996, Xuxa comemorou no Xuxa Park seus 10 anos de TV Globo. Em 2000, Xuxa recebeu no palco seus novos assistentes de palco: as “Paquitas Geração 2000” e uma turma divertida de palhaços.


XUXA HITS (PARTE DO XUXA PARK)



O Xuxa Park teve quadros como Xuxa Hits que, devido ao grande sucesso, inspirou a criação do musical Planeta Xuxa. A cada edição do Xuxa Hits, a apresentadora aparecia com um figurino diferente. Xuxa se vestiu de Pantera Cor-de-Rosa, bailarina, Máskara, Mulher Gato, Cleópatra, Pequeno Príncipe, Penélope Charmosa, Olívia Palito, Chacrinha e muitos outros.

PLANETA XUXA (1996)





Xuxa comandava uma verdadeira festa ao lado das Paquitas, Adriana Bombom, DJ’s, Fortões, Manos e Minas, Papaquitos, Garotas do Zodíaco e You Can Dance no Planeta Xuxa, que estreou em 1997 e reuniu baixinhos de todas as idades, nas tardes de sábado da TV Globo. O programa também deixou sua marca na carreira profissional de Xuxa com a exibição de matérias internacionais, musicais, prêmios e convidados especiais, com apresentações ao vivo e lançamento de novos talentos da música.


O quadro de maior destaque foi Intimidade, no qual Xuxa chegou a entrevistar mais de 270 artistas e personalidades das mais variadas áreas como as cantoras Madonna e Mariah Carey, Jon Bon Jovi, Enrique Iglesias, Chris O’Donnell, Fausto Silva e Carlinhos Brown. O programa também ganhou uma edição especial chamada: Os Melhores Momentos do Planeta, com imagens e momentos marcantes do programa. Em 1998, o Planeta Xuxa cresceu e ganhou as tardes de domingo.
No verão de 2001, o Planeta foi gravado em uma ilha em Angra dos Reis (RJ). Com clima de férias, o programa tinha atrações musicais, competições entre artistas convidados e, durante este período, se chamou Planeta Verão.
No ano seguinte, os programas de férias tiveram um quartel como cenário e se chamaram Planeta Jogos de Verão. As competições entre os artistas incluíam desafios físicos, como corridas e escaladas.


XUXA NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO (2002)





Com Xuxa no Mundo da Imaginação Xuxa volta a apresentar um infantil nas manhãs da TV Globo. Ele estreou no dia 28 de outubro de 2002 e a atração era exibida de segunda a sexta-feira, a partir das 9h30m. Desenvolvido após três anos de pesquisa, o programa tinha conteúdo educativo e estava voltado para o público de zero a dez anos.
Com cerca de 40 minutos de duração, o programa era dividido em quatro blocos e tinha ao todo 32 quadros exibidos alternadamente ao longo da semana. Diariamente, iam ao ar 14 quadros. Entre eles, o Canta Cantigas, onde grandes nomes da música brasileira regravaram sucessos do cancioneiro nacional; Era Uma Vez com historinhas infantis interpretadas por Xuxa e seus convidados; e Bruxa Keka.


A personagem foi criada com o objetivo de ensinar de uma forma cômica noções de higiene e educação para as crianças. Os cenários com castelos, casinhas de doces, flores coloridas, montanhas e nuvens foram desenvolvidos com o objetivo de retratar os símbolos das histórias infantis e transportar as crianças para o mundo da imaginação. Ao interpretar as histórias, Xuxa caprichava no figurino como os de Rapunzel, Cinderela, Rainha de Copas, Cigarra... e outros tantos personagens que encantavam os baixinhos.
Em agosto de 2004, o programa, que já havia sido ambientado em cenários como praia e floresta, mudou-se para o mundo do circo, em um ambiente repleto de palhaços, malabaristas e mágicos. O cenário trazia agora uma piscina de bolas em formato de cartola e uma enorme bota de palhaços, entre outros elementos.


CONEXÃO XUXA (2007-2008)


No verão de 2007 para 2008, Xuxa apresentou uma gincana onde times formados por três pessoas (um atleta, uma celebridade e um adolescente) competiam em provas de aventura e conhecimentos gerais. O Conexão Xuxa era gravado em diferentes cidades do país, sempre em externas, e mostrou paisagens e curiosidades sobre os lugares escolhidos.


MUNDO DA XUXA (2011 - ATUAL)


Programa exibido de segunda a sexta na Globo Internacional, com edição dos melhores momentos da carreira de Xuxa na TV Globo, clipes musicais do Xuxa Só Para Baixinhos e imagens de crianças enviadas pela Internet.


TV XUXA (2005 - ATUAL)




O TV Xuxa estreou no dia 4 de abril de 2005 como uma emissora de televisão trazendo diversos quadros como Notícia da Hora, Tema no Mundo, Conquista de Titã, Xuxa Responde, Casa X, Triângulo em Ação, Xuxa Festa, além de muitos desenhos.
O TV Xuxa também trouxe de volta a bruxa Keka Meleka que apresentava o Lobo Repórter e o Keka Toque Show. O programa continuou em 2006, ganhou uma nave high-tech, além de novos quadros como o Conta Aí, onde Xuxa e repórteres-mirins entrevistavam artistas; Acampamento X, uma série de competições gravadas em locação externa; Planeta Bichos, Game X para a disputa de meninos e meninas; Por Dentro do Assunto, com assuntos de interesse geral; e o Tá na Rede.
Em 2008 o TV Xuxa passou a ser semanal, ocupando as manhãs de sábado. Com atrações musicais, quadros de humor, competições entre artistas e muito mais, o programa passou a alcançar todas as idades, unindo a família na frente da TV. Alguns quadros se destacam, como o Papo X, onde Xuxa entrevista celebridades; To na Xuxa, onde a plateia participa cantando, dançando ou fazendo alguma performance engraçada; Fã de Carteirinha, com competições entre fãs de cantores ou bandas; Memória X, que mostra imagens da carreira de Xuxa, a pedido de fãs; e Histórias do Bem, com exemplos de ações sociais ou histórias de vida que podem inspirar muita gente. O programa também é palco de diversos concursos, como o Concurso de Dança de Rua, Estilista Revelação, A Dona de Casa Mais Bonita do Brasil e Procura-se Um Príncipe, que teve a final exibida ao vivo em 2009.
Em 2011 o programa ganhou novo horário, passando a ser exibido nas tardes de sábado. Cada vez mais focado em toda a família, o programa ganhou novo cenário, novos quadros e nova marca.


2 comentários:

TH disse...

Uma verdadeira cronologia, disposta por um especialista na rainha! Perfeita viagem homenageadora!

Humberto disse...

Sou fã do Xou( nao tem compração) mas o programa que marcou para mim foi Xuxa park e Hits...1994, esperava ansioso para começar...rsrsrs Sem contar com o acesso aos cantores de sucesso no Xuxa Hits...adorava!!! Eu amava quando o Lulu Santos ia na Xuxa (e a Xuxa tb adorava, era nítido)
Patricia Marx tb, me divertia vendo a Xu dançando funk...kkkk tempo bom...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...