segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ARQUIVO X: 10 COISAS SOBRE XUXA

A matéria a seguir foi originalmente publicada no site da revista Contigo! e reproduzida em muitos blogues de fãs da Rainha, sem que se dessem os merecidos créditos à publicação. Estou fazendo isso logo de cara porque acredito que seja muito justo atribuir os méritos a quem os têm, por direito.
A minha ressalva fica por conta de que fiz adaptações no texto original e algumas inclusões, que julguei pertinentes. Também não utilizei as imagens originais, preferi usar as que tenho em meu acervo pessoal, todas obtidas através da internet de domínio público e ilustrações feitas por mim, essas sim exclusivas e protegidas por direitos autorais. Caso queira utilizar alguma de minhas ilustrações, mantenha a fonte, por favor.
Isso posto, boa diversão pra você que quer conhecer 10 coisas importantes sobre Xuxa! ;-)

01) A ORIGEM


Não é à toa que Xuxa, nascida em Santa Rosa no dia 27 de março de 1963 tem o nome de Maria da Graça. O nome surgiu da promessa feita pelo pai, Luis Floriano, à nossa Senhora das Graças, para que a filha nascesse bem, já que o parto era de risco. Militar, Floriano se mudou com a família para o Rio de Janeiro transformando a gauchinha, aos 7 anos, em carioca, primeiro do bairro de Santa Cruz e depois de Bento Ribeiro.

02) O INÍCIO DA CARREIRA, COMO MODELO


No Rio, Xuxa foi descoberta por um funcionário da Bloch Editora. Aos quinze anos foi chamada para um teste como modelo, saindo em diversas capas de revistas teen, alcançando o auge de sua carreira no Brasil  com o seu ensaio para a Playboy, em 1982. Ainda como modelo, no início dos anos 80, Xuxa se tornou conhecida por seu namoro com o rei do futebol, Pelé. A carreira televisiva de Xuxa começou enquanto ela trabalhava em Nova York, contratada pela agência Ford Models, uma das mais importantes do país. A convite do diretor Maurício Shermann, da Rede Manchete, a loirinha passava a comandar aquele que seria seu trampolim para o estrelato definitivo: o programa Clube da Criança.

03) "XOU DA XUXA": UM MARCO NA HISTÓRIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA


Com o destaque alcançado pela "loirinha da manchete", Xuxa não passou despercebida pela toda-poderosa Rede Globo e foi convidada, em 1986, para substituir o programa matinal do Balão Mágico com um infantil próprio, intitulado Xou da Xuxa, que foi ao ar junho, naquele mesmo ano. Assim, de blusa azul, minissaia de couro preta e xuquinhas no cabelo, a loira desceu da sua incrível nave espacial rosa, cantando: "Bom dia amiguinhos, já estou aqui, tenho tantas coisas pra nos divertir...’. E tinha, mesmo! No entanto, suas primeiras palavras ao público foram um misto de agradecimento e ironia: ”Um ótimo dia, um bom dia! Agora, meu menino, um momentinho para o meu lado sério. Calma. Eu queria falar para os meus baixinhos de todo o Brasil, mandar um grande beijo, dizer muito obrigada e que estou muito feliz por estar aqui. Estava morrendo de saudades e precisava dizer também que demora foi necessária. Queria mandar um agradecimento especial aos profissionais dessa casa, mandar um beijinho especial do fundo do coração aos adultos que pensaram em mim positivamente. Agora, aos que não pensaram, que torceram contra: Ó eu aqui, ó! Pois é...”. O Xou da Xuxa era diário, exceto aos domingos, e ficou no ar, ininterruptamente, até 1992, batendo recordes de audiência no horário e fazendo com que Xuxa alcançasse vendas fabulosas de seus discos.

 04) PRIMEIRA PERSONALIDADE BRASILEIRA A ENTRAR PARA A LISTA DA REVISTA AMERICANA "FORBES"


Em 1991, a apresentadora foi a primeira personalidade brasileira a ser incluída na lista dos milionários do mundo entretenimento da Forbes, ficando 37 lugar como com seus 19 milhões de dólares anuais, dinheiro que ganhou também com seus mais de 60 produtos licenciados que lotavam as prateleiras dos shoppings e supermercados. Na época, nem Harrison Ford e Julia Roberts constavam na lista. Mel Gibson apareceu em 38, um lugar atrás de Xuxa.

05)TRATAMENTO DE CHOQUE


Por motivos pessoais, a apresentadora deixou de falar com pai, Luis Floriano Meneguel, por volta de 1987. No último Xou da Xuxa, exibido no dia 31 de dezembro de 1992, sua empresária, então, Marlene Mattos armou uma das suas. Levou ao palco o militar para ver a filha. Ao ver o pai, já próximo ao final do programa, Xuxa caiu num choro de dar dó. Abraçou, forçada, o pai, sem dizer nada. Para explicar o que o ex-militar fazia no palco, o apresentador convidado, J. Silvestre, disse que era necessária a presença de todas as pessoas que fizeram parte da história da loira.

06)  O SEGREDO DA RAINHA


Durante os anos que passou à frente do programa matinal, Xuxa não parou de repetir seu mantra: "Querer, poder e conseguir”, que dizia enquanto apertava os dedos, um acima do outro. Ela costumava dizer que se qualquer pessoa quisesse muito algo, deveria pensar positivamente e acreditar que a sua vontade seria realizada. "Tudo pode ser, só basta acreditar”, qualquer semelhança com Rondha Byrne, autora do livro O Segredo, não é mera coincidência. Xuxa também passou por aquela velha história de dizer que ficaria famosa e ninguém acreditar. Na época de criança, sonhava em aparecer no Chacrinha. Seu sonho , no entanto, a levou a um patamar bem mais alto que uma simples aparição no programa do saudoso Velho Guerreiro...

07) UMA ESTRELA TAMBÉM NO CINEMA


A primeira participação de Xuxa no cinema foi em O Fuscão Preto, filmado em 1982. No mesmo ano, Xuxa estrelou Amor Estanho Amor. Apenas um ano depois, em 1983, a loira já havia mudado o foco do seu público e contracenou junto aos Trapalhões em O Trapalhão na Arca de Noé. Em 84 e 85 continuou ao lado dos comediantes circenses com Os Trapalhões no Reino da Fantasia e Os Trapalhões e o Mágico de Oróz, respectivamente. Em 1988 fez seu primeiro filme sozinha, Super Xuxa Contra o Baixo-Astral seguido de A Princesa Xuxa e os Trapalhões (1989) novamente com o quarteto, e a quase autobiografia Lua de Cristal, quando fez par romântico com Sergio Malandro. De lá pra cá, seus filmes levam ao cinema o mínimo de 2 milhões de expectadores. Seu mais recente longa-metragem foi Xuxa em O Mistério de Feiurinha, de 2009. 

08) O GRANDE AMOR


Xuxa sempre disse que Ayrton Senna foi sua grande paixão. Chegou a afirmar em algumas de suas entrevistas que nunca chegou a terminar "de verdade” com o piloto. "Demos um tempo para acertar as agendas. Uma vez ele me deu um pingente de coração, no qual estava gravado: ”Se você ama alguém, deixe livre. Se voltar, é seu. Se não voltar, é porque nunca foi”. Tínhamos combinado que mais tarde a gente ia se encontrar. Quando estava começando a achar que queria desacelerar, queria ter um filho, aí não deu mais tempo”, declarou. Ao ser perguntada se sentia falta de alguém, em 1999, foi categórica. ”Não tenho pensado muito nisso. Estou feliz com minha filha”.

09) LUCIANO SZAFIR


Durante o casamento da irmã gêmea do ator, em 2008, Priscila Szafir, Xuxa e Szafir assumiram o namoro da relação que dura já 12 anos. Na festa, ao lado da filha dos dois, Sasha, o casal não escondeu os carinhos e a intimidade existente entre os dois. Durante algum tempo, Xuxa e Szafir, junto com a filha Sasha,  posaram como uma família tranquila e feliz. Recentemente, contudo, para a tristeza dos fãs, o casal rompeu relações mais uma vez e, hoje, encontram-se separados.

10) SASHA


Quando Xuxa encerrou seu programa diário tinha a certeza de que um filho a deixaria tão, ou mais, feliz que o seu programa. "Sonho igual a este só existe outro: o rosto do meu filho ou filha que um dia vai nascer”, disse no último dia do Xou da Xuxa. "Eu sonhei com ela desse jeito. Sonhei que era uma menina, com esta cor de cabelo, do jeito que ela é, carinhosa. Ela sabe que é tudo pra mim”, afirmou em entrevista ao Jornal Hoje, durante a divulgação do filme Xuxa e o Tesouro da Cidade Perdida em 2004.

4 comentários:

Dan Vícola disse...

Embora eu tenha alterado e acrescentado coisas ao texto original, mantive os dez tópicos elencados pela revista. De minha opinião, acho que faltou registrar a passagem de Marlene Mattos pela carreira de Xuxa e informações sobre sua tão bem sucedida carreira no exterior.
=)

TH disse...

Tb acho que faltou a Marlene...
Mas é um bom historico da rainha
Ps.: amei o meu disco preferido estampado e ela de cabelos cacheados :D

Unknown disse...

Faltou falar do polêmico filme que ela fez com uma criança! Por mais que tentem esconder e negar, isso faz parte do passado dela.

Dan Vícola disse...

Fiz um post especificamente sobre isso, chama-se "Amor, polêmico amor". Convido você a ler a se informar melhor sobre o assunto!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...