sexta-feira, 8 de julho de 2011

CLIPES DO NAVE: "QUEM QUISER QUE CONTE OUTRA" (1987)


O nosso clipe dessa sexta faz jus ao inverno que, afinal, chegou com tudo e nos colocou a ranger os dentes e bater os joelhos! Sim, minha gente, "estamos virando sorvete, num frio de fazer dó"! E é pra trazer um pouco mais de calor humano através de queridíssimas lembranças de infância que o NAVE DA XUXA traz mais esse presente aos nossos seguidores!
Confiram o vídeo e não esqueçam de nos deixar sua opinião e sugestões nos comentários!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

OPINIÃO: REBATENDO AS CRÍTICAS DA "VEJA"


E o motivo que nos traz aqui, hoje, é tão somente um: fazer justiça e usar de bom senso para responder a uma matéria (se é que assim podemos nos referir ao lixo produzido por um jornalista rancoroso e desatualizado!) publicada pela Veja da semana passada, na seção "Celebridades". Optamos por não reproduzir aqui tal "matéria" para não dar mais ibope ao recalcado senhor que a assina - afinal de contas, aparecer às custas de Xuxa é coisa tão antiga na mídia brasileira quanto o inquestionável sucesso de nossa eterna Rainha.
Com palavras que exalam rancor, ressentimento, pseudomoralismo e desinformação, a revista mostrou, uma vez mais, o quanto está - propositalmente, só pode! - desatualizada em relação ao trabalho e à produção cultural de Xuxa, uma vez que, para "atacá-la" ou arranhar sua imagem ainda menciona coisas como o filme "Amor, estranho amor" e os 10 minutos do JN dedicados ao nascimento de Sasha, em 1998.
Curioso que, para um veículo de informação (Oi?!), a revista Veja ainda se paute em fatos tão antigos quanto irrelevantes para analisar o resultado de um trabalho que, há 25 anos, vem encantando gerações e conquistando o afeto e a atenção do público brasileiro.
Fico a me perguntar: o Brasil celebra, até hoje, os feitos de pessoas como Pelé - que não pisa em campo de futebol há décadas, diga-se de passagem! - e o idolatram e o cultuam como a um "intocável", como um "ícone", como uma "referência". Ele, decerto, é tudo isso, mesmo. Mas, por ser homem, ninguém fala das sacanagens todas que aprontou. Escondem o lado "menos glamouroso" e falam apenas do mito. O mesmo se processa em relação a vários outros "fenômenos" que a mídia insiste em criar e sustentar por aí, ao longo dos anos. Perguntamo-nos, então, o seguinte: POR QUE esse DESRESPEITO e esse descarado PRECONCEITO e PSEUDOMORALISMO em relação ao trabalho de uma MULHER que representa tanto o nosso país quanto qualquer um desse "mitos" cultuados pela mídia?
Xuxa é REFERÊNCIA, minha gente! O trabalho e a projeção dessa mulher levaram o nome do Brasil para outros continentes, como uma referência de talento, beleza, carisma e profissionalismo! Por que revistas como a Veja insistem em pintar uma imagem DEPRECIATIVA de uma mulher guerreira e batalhadora como Maria da Graça Xuxa Meneghel? Não faz o menor sentido!
Assim como não faz sentido ignorar a IMENSA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL do trabalho de Xuxa que, através da sua Fundação e das campanhas que realiza em prol de diversas instituições, FAZ POR NOSSAS CRIANÇAS AQUILO QUE NEM O GOVERNO BRASILEIRO CONSEGUE FAZER!
Vamos abrir os olhos e ser um pouco mais JUSTOS na análise da brilhante carreira dessa mulher, dessa mãe, dessa cidadã brasileira, minha gente!
Chega de deixar que opiniões rasas e sem fundamento arranhem a imagem de uma VENCEDORA! De uma artista que, pelo amor ao trabalho e pela capacidade empreendedora, serve de EXEMPLO a tantos e tantos jovens brasileiros, carentes de atenção e de informação, de condições mais humanas e justas de crescimento e desenvolvimento.
Esse mesmo "jornalista" que escreveu esse lixo de reportagem deveria ter ASSISTIDO ao programa de 25 anos de Xuxa na Globo para entender um pouquinho melhor o que é o magnetismo e o carisma dessa pessoa incrível que há 25 anos ocupa um lugar privilegiado em nossas melhores lembranças infantis e em nossos corações! Devia ter se dado ao trabalho de PESQUISAR UM POUCO MAIS antes de sair escrevendo mentiras, calúnias e despropósitos.
Digo e repito: querem escrever sobre Xuxa? Então vão ATUALIZAR SEUS ARQUIVOS e passar uma imagem REAL dessa mulher formidável e humana que é Maria da Graça Xuxa Meneghel. "Velho", "caquético" e "acabado" é o preconceito e o discurso pseudomoralista desses jornalistazinhos de quinta. Frustrados, provavelmente, por estarem anos-luz de distância do SUCESSO e do BRILHANTISMO de XUXA!

Equipe NAVE DA XUXA

domingo, 3 de julho de 2011

HOMENAGEM A XUXA: CARICATURA

E olha só a surpresa boa que recebemos, via comentário, aqui no blogue: uma caricatura caprichadíssima da Rainha feita pelo desenhista Marcelo de Souza. Muito legal ver todo mundo homenageando Xuxa com a sua arte, sua sensibilidade, seu carinho de eterno baixinho. Quem quiser conhecer mais do trabalho do talentoso cartunista, acesse o site do artista clicando aqui.
Valeu pelo carinho, Marcelo!

Clique no desenho para ampliá-lo.

MOMENTOS INESQUECÍVEIS: VISITA DE XUXA AO GAAPE


O vídeo abaixo, recentemente exibido no TV Xuxa, é uma mostra do lado de Xuxa que mais admiro e que mais faço questão de defender quando ouço ou vejo as pessoas menosprezando o seu trabalho ou a sua importância para a televisão brasileira e para a nossa sociedade.
Xuxa é uma pessoa extremamente HUMANA e, ao longo dos seus anos de trabalho, foram inúmeras as suas iniciativas em prol das crianças, sobretudo daquelas a quem a apresentadora carinhosamente chama de "especiais", e que sempre receberam especial atenção e dedicação de sua parte.
Como a própria diretora da instituição definiu no vídeo, o poder agregador de Xuxa em relação à família é algo inexplicavelmente mágico: Xuxa entra nas casas, reúne pais e filhos diante da TV e lhes proporciona momentos lindos em que o amor e o afeto tem a deixa para se manifestar e se fazer sentir entre os familiares. Esse "poder mágico", como sabemos, poucas pessoas possuem e o sabem usar da maneira como Xuxa sempre fez durante todos esses anos.
Falar de Xuxa, então, é falar dessas coisas lindas e reavivar em nossos corações um exemplo de cidadania, de respeito e amor ao próximo de uma forma muito inspiradora e especial para todos nós, fãs e fiéis súditos, admiradores, mais do que da artista, do ser humano ímpar que nossa Rainha é.
Vale a pena rever o vídeo e se emocionar novamente com a nossa musa em mais um de seus momentos inesquecíveis.

TV XUXA ESPECIAL - 25 ANOS

PARTE 1


PARTE 2


PARTE 3


PARTE 4


PARTE 5

HOMENAGEM A XUXA: 25 ANOS

De autoria de José del Duca, o vídeo abaixo é uma homenagem caprichada para a nossa Rainha em seus 25 anos de TV Globo. Claro que merecia constar na nossa festa de bodas de prata, né não? Linda criação! Parabéns ao autor!

XUXA 25 ANOS: EM BUSCA DA AUDIÊNCIA PERDIDA


Por WALLACE CARVALHO

RIO DE JANEIRO - O “TV Xuxa”, atualmente no ar nas tardes de sábado, estreou junto com nova programação da Globo em 2005 como um programa infantil sob a direção de Jorge Fernando. Diário, o modelo com crianças na plateia, brincadeiras no palco e atrações musicais lembrava o antigo “Xuxa Park”. O objetivo era fazer uma atração destinada às crianças que nasceram na era digital. Fernando, que também dirigiu a apresentadora no longa “Xuxa Gêmeas” (2006), afirmou que a loira evoluiu muito nos últimos anos. Ariano como a amiga, ele contou que se identifica com a gaúcha em alguns aspectos. “Ela sabe o que quer e não é de meias palavras. Não gosta de perder e nem de ser contrariada. Mas, sabe ouvir e é um doce de pessoa”, disse ao Famosidades.
Os problemas com audiência ainda eram um pedra no sapato da “Rainha” e após três anos no ar, a direção do canal decidiu reformular a atração. Para o jornalista José Armando Vanucci, a Globo adotou a posição que lhe foi mais cômoda. “Para Xuxa, era vantagem ficar com o público infantil. A venda dela é muito boa. Agora, para a Globo era mais interessante que ela dialogasse com os jovens, com a família toda. A grade de programação da emissora vem focando nesse público mais amplo”, explicou.
Em 2008, o “TV Xuxa” voltou ao ar como um programa semanal, exibido nas manhãs de sábado, sem desenhos animados e que, apesar de ser voltado para a família, era bastante focado no comportamento das crianças. Antes de chegar ao formato atual, a mãe de Sasha disputou uma verdadeira queda de braço com a alta cúpula global que insistia para que a loira abandonasse o público infantil. Resultado: os índices de audiência não eram nada satisfatórios.


Nos últimos três anos, a atração foi ganhando forma aos olhos do público e, apesar de algumas derrapadas na audiência em 2010, o “TV Xuxa” parece ter, finalmente, emplacado. Rolla acredita que a demora em conquistar a simpatia dos telespectadores não tenha sido da estrela e, sim do projeto. “Aquele tipo clássico de programa de auditório está em queda, em desuso”, declarou. Para Vanucci, a concorrência hoje em dia é muito forte e não se compara com o começo da década de 90. “Não só com relação às outras emissoras, mas também às outras mídias. Foi-se o tempo em que se assistia Xuxa pela Xuxa. Hoje em dia, o telespectador quer o todo”, analisou.
Insatisfeita com as constantes interrupções do programa, a Globo tirou o programa do ar algumas vezes por conta de sua programação esportiva -, a loira chegou a reclamar em público: “Passaram esses sábados e a gente não se viu. Mas acontece que tinha coisa no ar. A gente quer todo sábado”, desabafou em uma das edições na temporada 2009. Após bater o pé, ela conseguiu transferir a produção para as tardes de sábado. Feliz com o novo horário, Xuxa provou que estava com razão e vem fazendo bonito na audiência. A Central Globo de Comunicação informou que até o momento o “TV Xuxa” registra média de 11 pontos no Ibope e que o índice está dentro das expectativas da emissora. Segundo a assessoria do canal, houve um crescimento de Norte a Sul do país no horário.
Mesmo assim, novos quadros devem estrear em breve, já que foi planejado um esquema de temporadas para as atrações exibidas no programa. José Armando Vanucci concorda que ajustes são sempre bem vindos e que o projeto está bem próximo daquilo que é bastante interessante para essa nova fase da carreira da estrela. “Agora, ela precisa sair mais do estúdio, fazer externas, apostar em formatos que não girem somente em torno de sua pessoa. Isso vai dar um frescor a mais a atração”, acredita.


Recentemente, Xuxa revelou que não vive um momento feliz por conta dos problemas de sáude na família. Em maio, durante entrevista a uma famosa apresentadora argentina, ela confessou que não quer envelhecer no palco e quando a idade chegar pretende largar tudo e viver no anonimato. ''Trabalhamos com isso. É normal que a idade deixe marcas, mas as pessoas cobram muito isso de mim. Eu não gosto de fazer plástica. Só troquei a prótese de silicone por uma melhor. Quando ficar velha, vou viver no mato'', afirmou.
Apesar da declaração, a loira negou os boatos de que estaria pensando em se aposentar. “Isso me passou pela cabeça quando eu tinha 25 anos, achei uma boa idade para parar de fazer televisão... e não parei! Agora, que estou com o dobro da idade, não penso nisso, não", disse à revista "Quem". A estrela aproveitou para mandar um recado para aqueles que torcem contra sua carreira: "Desculpem algumas pessoas que gostariam de ouvir outra coisa, mas tenho a dizer que não quero nem penso em parar de fazer televisão. Pelo menos não por estes anos", afirmou.
Enquanto esse dia não chega, seus súditos continuam reverenciando a eterna "Rainha dos Baixinhos". Sem dúvida nenhuma, aquela menina de bota de cano alto e xuxinhas no cabelo cresceu. Se tornou mãe, amadureceu como mulher, não se sente mais tão sozinha e sobreviveu a tal década mortal, como cantou no palco da última edição do "Xou da Xuxa" em 1992. E mais uma vez ela renasce diante de seu público. Com todo esse "xuxexo", logo estaremos comemorando suas bodas de ouro. Afinal, tudo pode ser. Só basta acreditar. Alguém dúvida?


Fonte: Site do MSN

XUXA 25 ANOS: O FIM DE UMA PARCERIA DE SUCESSO


Por WALLACE CARVALHO

RIO DE JANEIRO - Quase dez anos depois do rompimento de uma das duplas de maior sucesso da televisão brasileira, ainda não sabemos ao certo quais os verdadeiros motivos que levaram a pupila Xuxa encerrar suas relações profissionais e pessoais com sua mentora Marlene Mattos. O que foi divulgado é que boa parte desse desgaste se deu ao fato de que a loira insistia na ideia de continuar trabalhando para crianças, quando a diretora acreditava que estava na hora da gaúcha focar no público adolescente.
A empresária transformou a gaúcha em uma das celebridades mais importantes do Brasil e do mundo. Em 1991, Xuxa foi eleita pela revista "Forbes" uma das quarenta personalidades mais bem pagas do show business mundial com uma fortuna estimada em R$ 19 milhões. Onze anos depois, a revista "Veja" publicou uma matéria afirmando que o patrimônio da apresentadora havia ultrapassado a casa dos R$ 250 milhões. Sócia da estrela, de 1988 até 1995, Marlene embolsava 20% de tudo que Xuxa faturava, com exceção do salário da loira na Globo e dos lucros obtidos com as vendas de discos. Mas, de 1995 até o fim da parceria, a diretora passou a encher o cofrinho com essas duas fontes de renda da amiga.
Marlene controlava com mão de ferro não só as financias de Xuxa como também sua vida pessoal. Em uma entrevista à Veja pouco antes do rompimento, a apresentadora comentou sobre o excesso de zelo da empresária. "Ela controla a minha vida a ponto de me ligar toda noite para saber se eu tranquei as portas de casa. Ela adora dar conselhos, parece aqueles livros de sabedoria. Dá palpites sobre meus namorados. Nessa área, suas observações me deixam confusa. A impressão que eu tenho é de que, se depender dela, nunca vou me casar, porque ela só aprovaria um homem que fosse perfeito, e o homem perfeito não existe", contou.
A consideração entre elas era tamanha, que Xuxa a escolheu para ser madrinha de Sasha, sua única filha. Com o rompimento dos compromissos profissionais, cortaram também os laços de amizade. Desde então, nunca mais se falaram. O nome de Marlene é assunto proibido para a loira. Recentemente, ao avistar a antiga empresária em um shopping carioca, a apresentadora teria passado direto sem ao menos cumprimentá-la. Por sua vez, Marlene pretende falar sobre os anos ao lado da ex-amiga em um livro que pretende lançar ainda este ano. Independente do motivo que tenha encerrado uma parceria tão vencedora, a pergunta que fica é se Xuxa perdeu ou ganhou ao escolher caminhar com suas próprias pernas?
O jornalista José Armando Vanucci, crítico de TV e autor do blog “Parabólica”, acredita que a estrela precisava desse rompimento para crescer como pessoa. “Para assumir os riscos de seguir sua intuição, para testar novos diretores. Mais do que profissionalmente, foi muito importante para ela como ser humano. Para ela crescer e amadurecer diante do seu público”, explicou. Marcelo Rolla, professor do curso de pós-graduação em Gestão do Entretenimento da ESPM-RJ, concordou com o jornalista, mas fez uma ressalva. “Como celebridade ela ganhou muito mais. Com relação ao projeto de trabalho, o período com a Marlene era muito mais estruturado do que hoje”, analisou.


O fato é que após tomar as rédeas de sua carreira, Xuxa passou a se permitir mais e com tempo foi quebrando aquela imagem de mito inalcançável criado por sua antiga empresária. Mais segura e muito mais madura, abriu o coração em entrevistas, assumiu seus defeitos e deixou sua espontaneidade fluir livremente. “Ao mostrar suas fragilidades e fazer com que o público percebesse que ela era um ser humano como outro qualquer, ela se aproximou ainda mais do seu público”, afirmou Rolla.
Durante os últimos anos, houve quem dissesse que Marlene Mattos estava certa com relação ao esgotamento da fórmula de programas infantis na TV aberta. Mas, Rolla garante que, em algum momento da carreira, Xuxa teria que passar por uma crise. “Isso acontece com qualquer marca forte. Com ou sem a Marlene, comandando ou não um programa infantil, ela passaria por uma saturação que é natural com alguém que está há tanto tempo no mercado”, teoriza.


Nesses 25 anos em que ficou no ar, Xuxa formou uma verdadeira família com a ajuda de Marlene. Dezenas de ajudantes de palco fizeram parte de sua equipe. Nomes como a repóter do "TV Fama" Adriana Bombom, coreográfo Fly e até mesmo o ator Théo Becker tiveram a primeira oportunidade na telinha nos programas da loira. No total foram 28 paquitas, cinco paquitos e as gêmeas apelidadas de Irmãs Metralhas, Mariana e Roberta Richard. Boa parte desse efetivo deu seguimento à carreira artística.
Como a atriz Bárbara Borges, que fez parte da terceira geração de ajudantes de palco da “Rainha”. A loira deixou o grupo após quatro anos para pode investir na dramaturgia. “Eu passei no teste de uma peça do Oswaldo Montenegro e pedi para sair”, contou ao Famosidades. A carioca disse que nunca sofreu preconceito por ser ex-paquita. “Quando eu decidi investir na carreira de atriz a Letícia Spiller já era uma atriz de sucesso”, explicou.
Sorte de Bárbara. Antes de se tornar a maior estrela da teledramaturgia da Record, Bianca Rinaldi, que fez parte da segunda geração de meninas, viu muita gente torcer a cara quando descobriam que ela havia trabalhado com a apresentadora. “Muitas pessoas usavam o termo paquita pejorativamente. Como se a função fosse algo menor ou que eu achava que poderia ser atriz só porque tinha trabalhado com a Xuxa”, lembrou.


Ao contrário de Bárbara Borges, Bianca tomou um susto quando soube que teria que guardar a roupa de soldadinho e aposentar o chapéu. “Foi difícil pra mim porque eu não queria sair. Na época, não estava preparada para deixar de ser paquita”, confessou. Mas, a paulista não se arrepende de ter feito parte da turma da apresentadora. “Ter sido paquita me ensinou muita coisa. Eu aprendi a ter responsabilidade. O que eu aprendi naquele palco vai comigo até o fim da vida. Foi maravilhoso e até hoje eu colho frutos daqueles ensinamentos", afirmou.
Sempre que pode a atriz faz uma visitinha a antiga patroa. Monique Alfradique usa a mesma tática para matar a saudade do tempo em que vivia naquela fábrica de ilusões e faz o possível para não perder o contato com a apresentadora. “Quando sei que ela está gravando, sempre dou uma escapadinha até o estúdio para dar um beijo nela”, revelou. Integrante da quarta geração de assistentes de palco, a Bárbara do seriado “Lara com Z” tinha apenas 12 anos quando venceu mais de oito mil candidatas e entrou para o grupo. “Foi ótimo passar minha adolescência lá", disse. A jovem continuou ao lado da “Rainha” mesmo depois do grupo ter sido desfeito. “Foi em uma dessas participações que o Roberto Talma me viu e me convidou para fazer um teste para a 'A Lua me Disse'”, afirmou. Afinal, uma vez paquita, sempre paquita!

Fonte: MSN

sábado, 2 de julho de 2011

O QUE MARCOU NO PRIMEIRO ANO DO "NAVE DA XUXA": MODELITOS PARA A XUXA


Nesse primeiro ano do NAVE DA XUXA, outra seção que marcou e que deu ares lúdicos ao nosso blogue foi a criação de modelitos para a Rainha, baseados no padrão do figurino que ela usava para comandar o Xou da Xuxa. O quadro foi baseado nos concursos que a Revista da Xuxa promovia entre seus leitores para criar novos modelitos para a apresentadora. A revista trazia um molde, com uma figura da Xuxa despida, e estimulava os baixinhos a soltarem a imaginação para vestir a nossa musa.
Abaixo você recorda um mosaico com todos os modelitos que criamos por aqui. Esses desenhos foram copiados à exaustão na rede. Vira e mexe nós encontramos alguns de nossos desenhos em páginas do orkut, outros sites voltados para a Xuxa, tudo sem indicar a fonte e nos dar os créditos. Infelizmente, isso é bastante comum nesse meio e é verdadeiramente pena que as pessoas se valham do trabalho de outras sem lhes dar o merecido reconhecimento.
Xurumelas à parte, vamos recordar esses desenhos incríveis que nos ajudaram a colorir as páginas do nosso NAVE DA XUXA?

XUXA 25 ANOS: O RENASCIMENTO DE UMA ESTRELA


Por WALLACE CARVALHO

RIO DE JANEIRO - Existe um chavão no meio do show business que diz que é mais fácil um artista alcançar o sucesso do que se permanecer no topo. Maria da Graça Xuxa Meneghel é uma das poucas celebridades brasileiras que pode afirmar que conseguiu resistir ao tempo, passou pela crise na indústria fonográfica, enfrentou o surgimento das novas tecnologias e a renovação de seu público. Ainda assim, no ano em que completa bodas de prata na TV Globo, a "Rainha dos Baixinhos" precisa consolidar o "TV Xuxa" como um programa voltado para toda a família.
Apesar de ser uma das estrelas de primeira grandeza do canal e ocupar uma posição de destaque na maior emissora do país, a loira não pode se dar ao luxo de se acomodar. Após passar os últimos 25 anos com a carreira focada no público infantil, Xuxa recebeu a missão de se transformar em uma apresentadora capaz de dialogar com todo tipo de público. A gaúcha que ajudou a "criar" uma geração de brasileiros, conta com o apoio de seus eternos súditos para permanecer no trono que ocupa há duas décadas e meia.
O jornalista José Armando Vanucci, crítico de TV e autor do blog "Parabólica", acredita que Xuxa vai conseguir dar a volta por cima mais uma vez. "Ela tem um público muito consolidado. Existe uma geração que cresceu ao lado dela que não a abandona. Estão sempre prontos para receber o que ela tem para oferecer", disse ao Famosidades.


No último dia 7 de junho, a “Rainha dos Baixinhos” que mora no coração de milhões de adultos gravou seu especial de 25 anos na emissora ao lado de amigos que fizeram parte de sua trajetória no canal, como Ivete Sangalo. Na atração, que é exibida neste sábado (2), a apresentadora fez o possível para esconder a tristeza que sintia naquele momento. Na ocasião, Xuxa chegou atrasada aos estúdios devido ao fato de sua mãe estar hospitalizada por conta do mal de Parkinson. Apesar do clima de comemoração, a loira passou o tempo todo preocupada com a mãe - que, felizmente, teve alta dois dias depois.
Engana-se quem pensa que esta é a primeira vez que a apresentadora passa por uma provação em sua carreira. A modelo considerada símbolo sexual nos anos 80 e que se transformou em ícone infantil, precisou se reinventar diversas vezes ao longo do tempo. Não só na TV, mas na música, no cinema e também na vida pessoal. Tais transformações jamais afetaram a popularidade e a credibilidade desse fenômeno criado pela televisão brasileira.
No início da década de 80, Xuxa era uma das modelos mais requisitadas do país quando foi convidada pela TV Manchete para comandar o “Clube da Criança”. No começo, a loira não gostou muito da ideia e recusou a proposta. Após muita negociação, a gaúcha acabou sendo convencida de que o projeto poderia ser benéfico para sua carreira. O desempenho à frente do “Clube da Criança” chamou a atenção da direção da TV Globo que apostou todas suas fichas na apresentadora para ocupar o horário da turma do Balão Mágico.


Convidada pelo vice-presidente da Rede Globo na época, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho – o Boni, a loira exigiu apenas que o programa levasse seu nome. Com um contrato assinado com a maior emissora do país, Xuxa teve que reposicionar sua carreira pela primeira vez. Ao lado de Marlene Mattos, construíu um novo jeito de se comunicar com as crianças.
De saia de couro e bota de cano alto, a loira comandou durante seis anos uma verdadeira avalanche de luzes e cores, que ao som de “Doce Mel”, hipnotizou uma geração de crianças. O “Xou da Xuxa”, exibido seis dias por semana, logo se tornou campeão de audiência e mudou a vida da apresentadora para sempre. O programa, que misturava brincadeiras, números musicais e números circenses, exibia desenhos animados e contava com a participação de centenas de crianças a cada gravação, transformou a gaúcha, nascida em Santa Rosa, em ídolo nacional e os telespectadores lhe coroaram “Rainha dos Baixinhos”, transformando Xuxa em vitrine para moda e costumes entre as crianças brasileiras.
Ainda assim, a apresentadora enfrentou diversas críticas de educadores infantis e intelectuais que acusavam o "Xou" de fazer com que as crianças acreditassem que pudesse existir um mundo de fantasia totalmente fora da realidade do nosso país. A psicóloga Maria Cláudia Tardin, professora da ESPM-RJ, afirmou ainda que a atração estimulava a sensualidade dos “baixinhos” antes da hora. “Criaram um estereótipo que sensualidade é andar com roupa 'X', pintar a cara, fazer poses provocantes etc. Tudo performance sexual para atrair o outro. Assim conseguiam vender vários produtos”, explicou.


Mesmo com a agenda lotada, Xuxa ainda arrumou tempo para comandar outras atrações na casa como o game “Bobeou Dançou”. O quadro do “Xou da Xuxa” fez tanto sucesso que acabou ganhando um horário na grade dominical da emissora em 1989. Voltado para o público adolescente, o programa ficou seis meses no ar. Este foi seu primeiro contato com um público de uma faixa etária mais avançada. No ano seguinte, a “Rainha dos Baxinhos” mostrou sua versatilidade como atriz no humorístico “Xuper Star".
Em 1992, a Globo trocou a edição de sábado do “Xou” por um programa musical voltado para o público adulto também comandado pela loira. O “Paradão da Xuxa” recebia diversas atrações musicais e o projeto foi cancelado porque a loira teve que diminuir seu ritmo de trabalho na casa para focar em sua carreira internacional. Tal decisão fez com que a apresentadora anunciasse o fim “Xou da Xuxa” e se despedisse das manhãs da emissora. “Foi uma decisão muito difícil para ela. Mas, hoje eu tenho certeza que o ‘Xou’ acabou no momento certo. Deixou aquele gostinho de quero mais em muita gente”, disse a ex-paquita Andréia Sorvetão, que fez parte da primeira geração de ajudantes da loira.
Em sua nova fase, a apresentadora estreou um programa que tinha como foco toda a família, e que levava seu nome. “Xuxa” (1993), exibido nas tardes de domingo, ficou apenas sete meses no ar. No ano seguinte, a loira voltou a comandar um programa infantil, mas desta vez semanalmente. O “Xuxa Park” estreou no dia 4 de junho de 1994. Com o tempo, a atração - que ficou no ar durante oito anos, foi se aproximando cada vez mais da fórmula do “Xou da Xuxa”.


Tudo mudou após o dia 11 de janeiro de 2001. A apresentadora gravava mais uma edição do “Xuxa Park” quando um incêndio causado por um curto-circuito interrompeu os trabalhos no estúdio F do Projac, ferindo 26 pessoas. O fogo destruiu todo o cenário do programa, gerando pânico entre as 300 pessoas que estavam no local. As vítimas sofreram queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau. Xuxa saiu ilesa, mas as marcas, daquele dia em diante, demoraram a se apagar e resultou, um ano depois, na separação de uma parceria que durou quase 20 anos entre ela e sua empresária Marlene Mattos.
Quem mais perdeu com a ruptura da dupla foram os adolescentes. Disposta a investir naquilo em que realmente acreditava, a estrela resolveu encerrar seu ciclo no “Planeta Xuxa”. O programa, inspirado no “Xuxa Hits” quadro do “Xuxa Park” - que chegou a ganhar horário próprio, entrou na grade da Globo em 1997. Com figurinos ousados, a produção pôde mostrar uma nova vertente do seu trabalho. Fazendo as vezes de entrevistadora, a loira fez sucesso ao arrancar confidências de seus convidados no sofá do quadro “Intimidade”. “A melhor fase dela como apresentadora foi no 'Planeta Xuxa". Ali, ela se tornou uma verdadeira comunicadora”, afirmou Vanucci.
Em 1998, quando a “Rainha” saiu de licença maternidade o “Planeta” continuou no ar sob o comando de amigos da gaúcha. Ivete Sangalo, ainda vocalista da Banda Eva, apresentou uma das edições. Amiga pessoal da estrela, a cantora não esquece do apoio que recebeu da loira desde que despontou à frente do grupo de axé. “Xuxa foi uma das pessoas que mais me deu força para seguir carreira solo e me ajudou muito durante todos esses anos. Eu lotei aquele Maracanã com a ajuda dela”, confessou ao Famosidades.


O último “Planeta” foi ao ar em julho de 2002. Três meses depois, a loira voltou ao ar com uma atração infantil e sendo dirigida por um outro diretor que não fosse Marlene Mattos, pela primeira vez em 20 anos. Sob o núcleo de Roberto Talma, entrava no ar o “Xuxa no Mundo da Imaginação”. Com um forte apelo didático, a produção foi bastante elogiada pela crítica e pelos mesmos educares infantis que tacaram pedra em seu início na Globo. Mas, o projeto foi cancelado dois anos depois por baixa audiência.
Para Marcelo Rolla, professor do curso de pós-graduação em Gestão do Entretenimento da ESPM-RJ, a emissora tem uma grade tão apertada que não pode se dar ao luxo de contar com um programa que não corresponde as expectativas do canal no quesito audiência, mas garante que o trabalho de Xuxa era de excelente qualidade. “Ela estava certa quando dizia que tinha que voltar a trabalhar com o público infantil. Não existe ninguém mais qualificado que ela para fazer isso. Ela tem perfil, aparência e tudo que se imagina para fazer algo de boa qualidade. O 'Xuxa Só Para Baixinhos' é o que se tem de melhor no mercado destinado a essa faixa”, analisou.
A apresentadora que ditou moda, criou uma nova fórmula de se comunicar com os "baixinhos" e ensinou a seus súditos que “tudo pode ser e que sonho sempre vem pra quem sonhar” se tornou um dos ícones da televisão brasileira. “Na fase mais moderna da TV, ela é o principal nome da programação infantil. Para o bem ou para o mal, já que muitos intelectuais criticaram o formato criado por ela, não tem como não citar o nome de Xuxa”, garante Vanucci. Mas, a última década não foi nada fácil para a apresentadora. Para seguir sua intuição, a loira precisou enfrentar a resistência dos diretores globais e passou por um verdadeiro teste em sua carreira.
Após duas décadas e meia na Globo, Xuxa não perdeu o brilho de pessoa iluminada que encanta multidões e hipnotiza milhares de crianças aonde quer que vá. Até hoje, não houve nada e nem ninguém que pudesse ameaçar seu reinado em prol dos seus eternos baixinhos. “A marca Xuxa está tão consolidada que é difícil algo afetá-la. O carinho que ela recebe do público é passado de pai para filho. Xuxa está caminhando para a terceira geração de crianças que abraçam seu trabalho”, afirma Rolla.



Fonte: MSN

XUXA REFAZ A FOTO DA CAPA DO PRIMEIRO DISCO DA SÉRIE "XOU DA XUXA" 25 ANOS DEPOIS


Agradecimento especial aos amigos do Facebook pelas imagens! Sintam-se homenageados e abraçados pela contribuição! Valeu! =)

sexta-feira, 1 de julho de 2011

CLIPES DO NAVE: "SETE QUEDAS" (1985)


Estreando, por ocasião da comemoração dos 25 anos de Xuxa na Globo, um novo quadro do Nave: a nossa seção de CLIPES EXCLUSIVOS, preparados por nós, para serem vistos e apreciados por todos vocês que nos acompanham no NAVE, que já virou referência e vem recebendo inúmeros elogios através da nossa página no Facebook!
A iniciativa de resgatar canções antigas da Rainha é a resposta a vários pedidos que nos chegaram, solicitando tais músicas, querendo curtir novamente toda a alegria e inocência dessa canções que preencheram nossas infâncias de alto astral e encantamento! Sem dúvida alguma, uma época que deixou saudade e sempre será rememorada com carinho muito especial.
"Sete Quedas" foi um hit de Xuxa nos tempos do Clube da Criança, na extinta TV Manchete. Parte do disco "Xuxa e seus amigos", a música, até agora, não dispunha de clipe na rede - lacuna que o blog NAVE DA XUXA acabou de preencher e solucionar para você, fã de carteirinha da nossa musa loura e de seu vasto repertório de canções infantis!
Esperamos que todos gostem do resultado e que registrem sua opinião em nossos comentários!
O blogue fica muito melhor quando contamos com a participação de nossos seguidores!
Grande abraço a todos e bom proveito!


Com a letra no vídeo, pra poder acompanhar e cantar!

REVEJA AS BRINCADEIRAS DO XOU DA XUXA


Há 25 anos a Rede Globo recebeu com muita alegria a sua rainha. Em 1986, estreava na emissora o Xou da Xuxa, apresentadora que conquistou o Brasil com a sua beleza, simpatia, animação e docilidade. Desde então, a loura encanta o público da telinha, comandando atrações e levando música, conhecimento e diversão para 'baixinhos' de todas as idades! Em mais de duas décadas, ela eternizou jogos e passatempos como a 'Dança das Cadeiras', 'Bolixu', 'Mingau', 'Malhaxão' e 'Mordida na Maçã' nos programas Xou da Xuxa, Xuxa Park, Planeta Xuxa, Xuxa no Mundo da Imaginação, e em tantos outros. Neste sábado, 2, o TV Xuxa especial celebra o aniversário da estrela na Rede Globo - e, esquentando para a festa, a gente relembra brincadeiras comandadas por ela. Afinal, são 25 anos de muita diversão - e todo mundo sempre pede bis!

Para relembrar as brincadeiras através de vídeos, acesse o site da TV Globo clicando aqui.

XUXA FALA SOBRE OS 25 ANOS DE TV GLOBO


"Quando eu imaginava um cenário, por exemplo, eu corria atrás daquilo, tentava convencer todos de que aquilo era melhor. E acabava acontecendo, dando certo. Eu confiava na minha intuição, na minha vontade. E era assim com tudo. Eu brincava de pular corda, de carniça e coloquei tudo isso no Xou da Xuxa. Eu brinco trabalhando e as coisas dão certo. O filme que o público mais gostou até hoje foi o 'Lua de Cristal'. Eles acreditavam que fosse a história da minha vida, tipo uma biografia. Ou seja, tudo que o meu público acha que vem de mim, que é verdadeiro, da muito certo. Eu trago essa verdade comigo e aprendo até hoje."

Fonte: Xuxa.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...