

Filha de militar, Xuxa se viu obrigada a mudar-se para o Rio de Janeiro quando seu pai foi transferido, em 1970. Em companhia da família, ela foi morar no bairro de Santa Cruz, Zona Oeste. Logo em seguida, foram para Bento Ribeiro, Zona Norte da cidade. Com 15 anos a vida da futura "Rainha" começou a mudar e tomar novos caminhos. Enquanto viajava de trem foi vista por um funcionário da Bloch Editores, que a seguiu até a porta de casa com interesse de convidá-la a fazer um teste para ser modelo. Aos 16 anos, Xuxa apareceu pela primeira vez na capa da revista "Carinho" e, a partir de então, despontou na carreira artística.
"Eu cresci num mundo diferente, trabalho desde os meus 16 anos. Eu namorei gente conhecida, dediquei a vida toda aos meus compromissos. Não sei se é a fama que me impede ou os meus princípios, mas às vezes dá vontade de sair por aí e namorar, namorar todos os namorados que eu não tive. Mas não posso. Olha quem eu sou... E acabo levando essa proibição na brincadeira".

Aos 20 anos, Xuxa iniciou sua carreira de apresentadora de TV na Manchete, no comando do "Clube da Criança". Foi lá que potencial e o carisma de Xuxa ganharam visibilidade e, dois anos depois, no final de 1985, a loura foi contratada para apresentar o "Xou da Xuxa", na mais importante emissora de televisão do país: a TV Globo.
A estreia da loirinha na Plim-plim aconteceu dia 30 de junho de 1986. Ao todo, foram sete anos de muito sucesso com o programa infantil de maior audiência da história da televisão. Durante esse tempo, Xuxa colecionou 139 discos de ouro, 52 de platina e 10 de diamante - cerca de 14 milhões de cópias vendidas com os sete discos lançados na coleção do "Xou da Xuxa". Com o terceiro deles, a Rainha teve um feito inédito em sua carreira: vendeu mais de 3,2 milhões e entrou para o "Guinness Book" (Livro dos Recordes). O álbum inclui os hits "Ilariê", "Arco-Íris", "Abecedário da Xuxa" e "Brincar de Índio", entre outros.

"Muita coisa boa aconteceu entre mim e o Senna - lembra Xuxa. - Ele era o tipo de pessoa que não falava o que queria. Ele fazia e não deixava nada para amanhã. Fiquei com ele um ano e seis meses e foi intenso este pouco tempo que durou. Não dá para dizer o que houve de mais importante ou bonito entre nós. Cada vez que a gente ficava junto não tinha espaço para mais nada".

No ano seguinte, em 2 de maio de 1993, a apresentadora volta à TV no Brasil com uma nova atração: o programa "Xuxa". Na mesma época, ela realiza um feito inédito: um programa com seu próprio nome, diário, passa a ser exibido, em inglês, através de 121 canais independentes nos Estados Unidos. Contudo, o ano de 1993 foi um período de muita dificuldade para Xuxa. Em razão de um problema de saúde, a apresentadora ficou alguns meses sem poder trabalhar.
Em 1994, no Brasil, Xuxa apresenta o consagrado "Xuxa Park". No fim do programa, exibido aos sábados, havia um quadro ("Xuxa Hit´s") de paradas musicais. Devido ao sucesso, esta atração virou independente e passa a ser exibida aos domingos. Até que em 5 de abril de 1997, estréia o "Planeta Xuxa", inicialmente nas tardes de sábados e, a partir de 19 de abril de 1998, aos domingos. Este foi o último trabalho da apresentadora voltado para o público adolescente. Assim, Xuxa conciliava duas atrações na Rede Globo: aos sábados, o "Xuxa Park" e aos domingos, o "Planeta Xuxa".
No entanto, a maior emoção da vida de Xuxa ainda estava por vir. A Rainha, que sempre amou todos os seus baixinhos, ganhou sua própria baixinha. Após o relacionamento amoroso com o ator e empresário Luciano Szafir, no dia 28 de julho de 1998, nasceu Sasha. A partir de então, a apresentadora mudou sua vida para aproveitar cada detalhe do crescimento da pequena. O nascimento de Sasha despertou em Xuxa a vontade de retomar seu trabalho com o público infantil, sua grande paixão. Em 2000, é lançado o primeiro vídeo "Xuxa Só para Baixinhos". O kit (CD e vídeo), um projeto inédito, ousado, que nasceu de uma vontade de Xuxa para atender a carência dos baixinhos, foi um sucesso. Na época, ninguém acreditou na idéia e Xuxa teve que bancar de seu próprio bolso.

Em julho de 2003, a Rainha dos baixinhos lançou seu vídeo "Xuxa Só Para Baixinhos 4". Os quatro "Xuxa Só para Baixinhos", lançados até setembro de 2003, acumulam uma vendagem superior a dois milhões de cópias. Apesar de não se considerar atriz nem cantora, Xuxa pode contabilizar em sua carreira mais de 20 milhões de discos vendidos, 20 anos de experiência como apresentadora e 13 filmes. O último, "O Mistério de Feiurinha", lançado em dezembro de 2009.
Católica por formação, Xuxa conta que não freqüenta igrejas, mas nem por isso deixa de ter seu contato com Deus.
"Converso com o Cara Lá de Cima. Quando eu era pequenininha, tinha uma linha direta com Ele. Às vezes, pergunto alguma coisa a Ele e, no decorrer do dia, aparece uma resposta ao que eu perguntei. Pode ser através de uma carta, um telefonema, um sonho."
A "Rainha dos Baixinhos" já rodou o mundo e conquistou grande parte de seus objetivos. No entanto, como "nunca devemos parar de sonhar", Xuxa também não esconde um sonho de consumo:
"Ainda há praias maravilhosas e desertas no nosso planeta. Se eu pudesse, compraria um terreno e faria uma casa à beira-mar num lugar incrível desses. Um lugar que não tenha muro, de onde eu desça e dê no mar".
O outro sonho na verdade é um pedido: que Deus lhe dê muita saúde para acompanhar o crescimento de sua filha.
Após alguns anos tentando emplacar um novo formato de atração "para toda a família", desde 2008, quando passou a ser semanal, apresentado aos sábados, o programa TV Xuxa vem apresentando resultados satisfatórios junto ao público.
Em 2011, quando passará a integrar a grade vespertina dos sábados da Globo, espera-se que Xuxa volte a ter mais visibilidade e nos brinde com muitos momentos memoráveis mais em sua tão bem-sucedida carreira.
Nós, do NAVE, desejamos toda luz e sorte do mundo à Rainha nesta nova etapa de seus programas.
2 comentários:
Ótimo resumo de vida da Xuxa. Já estamos de contagm regressiva para 27 de março, quase um feriado nacional! XD
E essa foto que abre o post é uma das minhas favoritas! Eu tinha uma miniatura presa na minha cama, adorava olhar antes de dormir... Vou roubá-la para mim. XD
Parabéns pelo post!
Oi, Diego!
Muito obrigado pela visita e por compartilhar conosco um pouco da sua admiração pela Rainha!
Estamos fazendo um "esquenta", aqui, para o dia 27.
Grande abraço!
Postar um comentário