quarta-feira, 30 de junho de 2010

XOU DA XUXA: 24 ANOS DE XUXEXO!


E parece que foi ontem!
Assim como comentei no post de poucos dias atrás, sobre os 20 anos de Lua de Cristal, a gente quase não dá conta da passagem do tempo quando o assunto é a nossa Rainha e seu estrondoso sucesso.
Eu conto 29 anos, hoje. Mas ainda consigo me ver, lá em 1986, chorando as pitangas porque o programa A Turma do Balão Mágico havia terminado. Lembro-me de, aos 5 anos de idade, reclamar porque não veria mais o Fofão, o Jairzinho, a Simony e companhia. Minha irmã mais velha dizia: "Calma. Logo eles colocam um programa ainda mais legal pra você assistir. Você vai ver." Eu não acreditava. Achava que nada poderia ser mais legal que a Turma do Balão. Naquela época eu nem sonhava com a Rede Manchete e desconhecia por completo a existência da tal "Xuxa", que logo seria anunciada como a nova atração das manhãs globais.
Contentava-me, então, em assistir ao Bozo, no SBT, que sempre fora outro de meus favoritos.
Qual não foi a minha surpresa quando, em 30 de junho de 1986, vi aportar num cenário fantástico uma nave espacial que trazia uma nova e linda companhia para as minhas manhãs de desenho animado: era a loirinha Xuxa, com toda sua trupe, que invadia com toda sua energia e alto astral a programação matinal da plim-plim.
Nem preciso dizer que Xuxa me ganhou logo de cara, né? Duas semanas depois e eu nem me lembrava mais da Turma do Balão. Todo mundo na escola só comentava as brincadeiras do Xou, os desenhos animados do Xou, as músicas da Xuxa e tudo mais que se referisse àquele maravilhoso mundinho encantado a que fomos apresentados com a estreia do XOU DA XUXA.
Sem sombra de dúvida, a história dos programas infantis televisivos se divide em antes e depois do Xou. Sua fórmula imbatível foi copiada descaradamente por todas as emissoras, que recrutavam jovem ninfetas para transformá-las em suas "personal Xuxa", o que, em alguns casos, deu até certo (haja vista Mara Maravilha e Angélica), mas, numa infinidade de outros, revelavam-se verdadeiras tentativas frustradas.
E muito se engana quem pensa que o Xou foi copiado apenas aqui, no Brasil. A repercussão foi tanta que até na América latina começaram a pipocar cópias ainda mais descaradas e declaradas do que víamos por aqui, em terras tupiniquins.
Grande exemplo disso foi a argentina Patsy que, em seu programa "El clán de Patsy" e em seus discos copiava absolutamente TUDO do Xou! Uma vergonha, verdadeiramente.
Mas Patsy não foi a única. Havia Yuly, no Peru. Da mesma forma que a colega argentina, cantava versões de músicas de Xuxa e comandava um programa idêntico ao da Rainha em seu país.


A verdade é que Xuxa criou um novo conceito de programa infantil e esse conceito foi reproduzido a exaustão, justificando a decisão de nossa musa, em 1992, de "guardar" a fórmula que a consagrou para protegê-la de tantos plágios, tantas cópias mal feitas no Brasil e no exterior.

Saca só a cara de pau dessa tal Patsy... Tsc, tsc.


E a amiguita Yuli não fica atrás! Jajajajajajajajaja! =P

Fato é que, igual ao Xou, nunca houve nem haverá outro.Conquitou toda uma geração de baixinhos e sempre permanecerá em nossas melhores lembranças como um dos mais importantes e queridos elementos de uma infância pra lá de especial.
24 anos de uma história de sucesso que ainda tá longe de terminar.
Abaixo você confere alguns vídeos com vários rostos, momentos e cenários que marcaram a história do programa infantil de maior sucesso da televisão brasileira.







quarta-feira, 23 de junho de 2010

TURMA DA XUXA: PAQUITAS
























E assim como a Rainha, essas loirinhas marcaram o coração de muitos baixinhos que vibravam com suas aparições na TV, garantindo a agitação - e a organização! - do Xou da Xuxa.
Muitas delas ficaram famosas depois do término da carreira de Paquita e continuam até hoje dando o ar da graça em diversos canais, atuando, apresentando, entrevistando. E embora muitas afirmem que o título de "Paquita" chegou a atrapalhar em dado momento do voo solo, por puro preconceito das pessoas, que insistiam em enxergar nelas apenas as assistentes de palco da Xuxa, também é inegável que muitas beberam dessa fonte até não poder mais, inclusive voltando, na atualidade, a se apresentar com o uniforme que as consagraram nos anos 80/90.
Sonho de muitas meninas, a função de Paquita, segundo sempre afirma Xuxa, tornou-se, com o tempo, uma verdadeira profissão. As meninas tinham de saber cantar, dançar, atuar, falar com o público, tudo sob a batuta da exigente e sempre rigorosa Marlene Mattos - apontada por muitas das meninas como verdadeiro carrasco da turma.
Noves fora e o aprendizado, bem se vê, em muitos casos foi primoroso. Há ex-paquitas com sólidas carreiras de atriz e outras que, recusando-se a abandonar o universo mágico de Xuxa, ainda trabalham com ela, nos bastidores de seus programas.
Com certeza você também tinha sua paquita favorita e vibrava quando ela aparecia na telinha do Xou. Não quer compartilhar suas memórias conosco? As minhas favoritas eram Andréia Veiga, Andréia Sorvetão, Letícia Spiller e Ana Paula Catuxa.
Muito bom viajar no tempo com todas essas imagens! É... Bons tempos, aqueles...

segunda-feira, 21 de junho de 2010

MODELITOS PARA XUXA


Peguei carona com o clima de sonho de "Lua de Cristal" e embarquei num visual "fadinha" para a loura na terceira edição do Modelitos para Xuxa. Lembro-me de que nos quadrinhos havia uma roupa de Xuxa muito parecida com essa que desenhei. A inspiração subconsciente, então, certamente vem de lá. Curioso perceber como Xuxa representou mesmo um padrão para a teelvisão brasileira. De indumentária, inclusive. Tanto é assim que logo ao bater o olho num desenho com esse, nós imediatamente o associamos à fase áurea da Rainha. Coisas de quem se consagrou para sempre no imaginário popular, não é? Xuxa é, hoje,  mais que um fenômeno, tornou-se um verdadeiro mito da comunicação brasileira.

XUXA NEWS: 20 ANOS DE "LUA DE CRISTAL"




21 de junho de 1990. Estreava nos principais cinemas do Brasil o longa "Xuxa e Sérgio Mallandro em Lua de Cristal". Com argumento de Patrícia Travassos e direção geral de Tizuka Yamazaki, o filme quebrou recorde de bilheteria e atingiu uma marca nunca antes sequer sonhada para uma produção nacional: mais de 5 milhões de espectadores, sendo 920.000 correspondentes apenas ao primeiro final de semana de exibição do filme.
E por vários motivos esse é um dos meus filmes preferidos da carreira cinematográfica de Xuxa. Em primeiro lugar, pelo tom mais realista - sem deixar de fora, claro, o lúdico e o sonhador característicos do universo da Rainha!-; a atuação de Xuxa - visivelmente melhor se comparado ao artificial que soava em "Super Xuxa contra o Baixo Astral"-; a parceria da loirinha com Sérgio Mallandro, à época, um de seus melhores amigos, tendo até mesmo comandado o "Xou" durante as férias da apresentadora; paquitas e paquitos no filme, algo que os fãs queriam muito ver e que acabou dando manga para a produção futura "Sonho de Verão", totalmente protagonizada pelos assistentes de palco de Xuxa; o tom humorístico do filme, deixando a narrativa leve e muito gostosa; as atuações bárbaras do elenco de apoio, sempre dando o necessário tom de verossimilhança à história; a mensagem central do filme, até hoje, um lema de vida pra mim e inúmeros outros fãs da Rainha: "NUNCA DESISTA DE SEUS SONHOS, TUDO O QUE TIVER QUE SER, SERÁ!"; por último e nunca menos importante, a MÚSICA tema, sem dúvida alguma, aquela cuja letra até os que odeiam o trabalho de Xuxa conhecem de cor e já cantaram em algum momento de suas vidas.
Engraçado acordar, hoje, justamente hoje, com a lembrança dos 20 anos de Lua de Cristal. É como se alguma força superior se manifestasse e dissesse: "Não se esqueça das importantes lições que você aprendeu até aqui, meu rapaz!" Lições essas das quais o exemplo central de Lua de Cristal é ilustração cabal, reforçada nas sábias palavras de Michael Sullivan e Paulo Massadas na imortal canção homônima... Linda, verdadeira e, como eu disse, HOJE, absolutamente PROVIDENCIAL.
Fica registrada aqui a homenagem ao mais famoso longa da Rainha e toda a sua magia que, por gerações e gerações, ainda há de encantar e cativar corações alados, abertos a sua mensagem de autossuperação, coragem e força de vontade.
20 anos de existência e uma mensagem-criança que não deve nunca escapar do nosso campo de visão.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

GRANDES MOMENTOS DA RAINHA #01


Essa entrevista histórica de Xuxa com Letícia Sabatella, em 1993, no programa dominical "Xuxa", é um dos meus momentos preferidos da carreira estelar da Rainha na nossa televisão. Nessa entrevista com a jovem atriz, a Rainha esbanja sua sinceridade e sua emoção - tapas na cara de todos aqueles que ousavam dizer que Xuxa era "falsa" ou "artificial". Acho que o vídeo acima ilustra, de forma absurdamente inquestionável, uma das qualidades que sempre mais admirei em Xuxa: sua capacidade de ser absolutamente verdadeira diante das câmeras, não escondendo suas emoções e falando, sempre, com o CORAÇÃO. Xuxa é uma das artistas mais completas da nossa televisão no que diz respeito à naturalidade e espontaneidade no vídeo. Faz da câmera uma confidente fiel, espelho claro e honesto do que lhe vai pelo coração. O momento em que Xuxa diz à Letícia que não consegue verbalizar mais nada e, portanto, lhe dará um abraço é uma delícia sem tamanho para o coração dos espectadores! Prova de que a Rainha nos toca e sempre nos tocou ali, no coração, falando sempre diretamente a ele. Mostrando como é humana e solidária, frágil e emotiva. Um momento certamente mais-que-especial para a nossa galeria de recordações.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

MODELITOS PARA XUXA

  
Nosso segundo modelito não foi inspirado num tema específico, mas numa cor: vermelho. Sempre achei que Xuxa ficava ótima em figurinos onde prevaleça essa cor. Remontando, claro, ao padrão de indumentária que a apresentadora seguia no Xou, tá aqui a minha segunda criação para o MODELITOS. ;-)

XUXA EM QUADRINHOS



quinta-feira, 3 de junho de 2010

MODELITOS PARA XUXA (ESTREIA)


Tá aqui a primeira exclusividade do Nave da Xuxa: a seção MODELITOS, inspirada no concurso que por duas vezes aconteceu na Revista da Xuxa, publicada pela Editora Globo. Os leitores mirins foram literalmente convocados a usar a imaginação e criar novas peças para o guarda-roupa da Rainha. Havia um "manequim" na revista que os baixinhos deviam destacar para poder criar seus trabalhos e enviá-los à redação. Partindo do mesmo princípio - e do mesmo modelo! - tá aqui a mais nova atração do blogue: modelitos exclusivos, criados por mim, que irão ilustrar e colorir ainda mais as páginas virtuais do Nave da Xuxa! A inspiração virá da fase aurea da carreira da Xu, no comando do Xou da Xuxa. Espero que apreciem os desenhos e curtam a proposta da seção, criada com todo carinho para os tripulantes da nossa nave. Ah, e se algum fã se animar a contribuir com suas criações, desde já, será muito mais que bem-vindo! ;-)

Nosso modelito de estreia é inspirado no personagem e na música PETER PAN (do primeiro disco do Xou). Referência constante no universo da Rainha (que parece seguir à risca a filosofia do menino que se recusa a crescer!), Peter Pan foi inclusive encenado por Xuxa dentro do quadro "Era uma Vez", do extinto Xuxa no Mundo da Imaginação. Peço que me desculpem a rusticidade do desenho, mas eu os faço com o já pré-histórico Paint Brush e o resultado final nunca fica lá essas coisas... Vale, no entanto, pela brincadeira e pelas horas gostosas de despreocupação e lazer diante do computador. Espero que curtam! ;-)

RECADO AOS TRIPULANTES DA NAVE


 E a maior das preocupações, desde antes da estreia, era a de fazer com que este blogue, o meu blogue dedicado à Xuxa, tivesse o seu diferencial em meio a tantos outros sites, feitos com tanto carinho, por diversos fãs da Rainha.
É claro que é inevitável repetir conteúdo, vídeos, entrevistas, fotos porque, afinal, todo mundo procura na net as coisas que quer postar e, ao fazê-lo, invariavelmente acaba esbarrando no trabalho já feito/publicado por outra pessoa. A situação fica ainda mais complicada no caso de Xuxa, que é uma personalidade tão conhecida e amada no Brasil inteiro - e fora dele, não nos esqueçamos!- e tem um número tão grande de admiradores, de todas as idades, há tanto tempo. 
Fico muito contente quando navego pela net e descubro sites bacanas, com conteúdo curioso, bonito, bem elaborado, caprichado mesmo, mostrando que os fãs da Rainha, mais do que viver as inúmeras emoções que marcaram toda uma geração de "baixinhos", também aprenderam um bocado sobre senso estético e demonstram isso através da criação de páginas coloridas, de visual agradável, que remontam muito facilmente ao universo mágico e tão querido da nossa Rainha.
Isso, claro, só aumenta a minha responsabilidade, porque não quero "fazer feio", nem me limitar a "reproduzir" o trabalho alheio. Quero que o Nave da Xuxa tenha sua cara, sua identidade, seu "quê" especial em meio a tudo que já vi, curti ou ainda tenho visto e aprovado.
Aos poucos, então, vou descobrindo meu tom. Não quero me deter a discutir coisas atuais da carreira de Xuxa porque a fase do trabalho dela que eu amo e que me cativou tá lá atrás, nos anos 80, com a estreia do Xou da Xuxa na Rede Globo. Quando penso em Xuxa, então, é exatamente para aquela época que meu coração se transporta e é lá que ele encontra a grande maioria das lembranças que tanto preserva, cuida e protege da ação do Tempo. Daí que o Nave seja essencialmente "saudosista", como o é seu "pai", meu outro blogue, o ALFARRÁBIO DO MEU CORAÇÃO.
Não que eu não curta ou desconsidere o trabalho atual da nossa musa, mas pra quem quiser saber sobre notícias quentinhas da carreira dela sempre haverá uma infinidade de sites de fofoca e outros tantos sites de fãs que se dedicam - com muita competência, diga-se de passagem! - a fazer essa cobertura.
O Nave não servirá pra isso. Disso eu tenho certeza.
Ele servirá para construir um acervo bacana de memórias e lembranças da Xuxa que me cativou durante a melhor fase de minha vida, tornando-a um refúgio sempre seguro, querido, visitado e buscado porque virou espécie de "oásis" para o árido deserto da vida adulta.
Tenho tido e trabalhado em ideias que vão me ajudar a dar ao blogue a SUA cara.
E pra provar isso, uma seção novinha em folha vem aí, na sequência.
Espero que os fãs que por aqui aportarem suas naves gostem do conteúdo do Nave e compartilhem comigo essa fantástica aventura de viajar no Tempo.
Aguardo comentários e seguidores, por favor.
Meu mais afetuoso abraço e carinho a todos.

Menino Cheio de Imaginação

terça-feira, 1 de junho de 2010

XUXA MARCAS: PRIMEIRO ÁLBUM DE FIGURINHAS


E quem não se lembra do primeiro álbum de figurinhas do Xou, lançado em 1987, com formato de maletinha? Foi uma febre! Meninos e meninas colando as figurinhas da Xuxa por todos os lugares! Este álbum, além de figurinhas tradicionais, tinha cromos especiais, como aqueles em formato de beijinho, com recadinhos da Xuxa, que eram os preferidos da galera. Havia ainda os de carinha, que você podia colar em qualquer objeto e dar um visual mais maneiro pra eles. O horóscopo da Madame Caxuxá, fotos do Xou e a volta ao mundo com a Xuxa eram outros atrativos desse primeiro e inesquecível livro ilustrado.
Os créditos do arquivo para dowload bem como o link onde vocês o encontrarão são do fã Rodrigo Lucas, do blogue Xuxa Amor Eterno que, muito infelizmente, devido a uma escolha pessoal do autor, hoje já não é mais atualizado, mas que tem um acervo incrível de materiais superinteressantes sobre a Rainha. Vale a pena conferir!
Aos que não se aguentam mais de vontade de rever o álbum Xou da Xuxa, é só clicar abaixo, baixar e se deliciar!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...